Objetivo

Capacitar os profissionais médicos na utilização avançada da ultrassonografia endovaginal, promovendo uma compreensão aprofundada das técnicas e aplicações. O curso visa habilitar os participantes a diagnosticar com maior sensibilidade e especificidade diversas condições ginecológicas, como miomas, adenomiose, endometriose, tumores cervicais e endometriais, além de permitir o estadiamento preciso de neoplasias pélvicas e a avaliação mais acurada de tumores ovarianos. Na obstetrícia do primeiro trimestre, enfatiza-se a detecção antecipada de elementos como saco gestacional, embrião, vesícula vitelínica e atividade cardíaca embrionária, possibilitando o diagnóstico precoce de malformações embrionárias, a avaliação precisa da gravidez ectópica e de ginecopatias associadas. O curso também tem como objetivo apresentar de forma abrangente as vantagens, indicações e limitações do ultrassom endovaginal, destacando sua alta resolução em avaliações obstétricas e ginecológicas, tanto em situações normais quanto patológicas.

Público alvo

Profissionais médicos, que desejam desenvolver conhecimentos na área de Ultrassonografia Endovaginal.

Pré-requisitos

Bacharel em Medicina com CRM válido no Conselho Regional de Medicina. No caso de diploma obtido no exterior, deverá ser revalidado pelo MEC, cumprindo as normas legais pertinentes.

Modalidade:

Presencial

Carga Horária:

50 horas

Conteúdo Programático

Abdome Agudo em Ginecologia, Obstetrícia e Gravidez Ectópica. Avaliação Cervical na Predição do Parto Pré-termo. Avaliação do Dispositivo Intrauterino (DIU). Cuidados com Ultrassonografia Endovaginal. Diagnóstico Ecográfico de Abortamento. Instrumentação, Equipamentos, Documentação e Princípios Físicos. Massas Pélvicas (International Ovarian Tumor Analysis - IOTA). Ultrassonografia do Miométrio (Morphological Uterus Sonographic Assessment - MUSA). Ultrassonografia na Embriogênese Normal.